UNCME Santa Catarina

Notícias

17 de novembro de 2020 - 14:22Notícia

XIV ENCONTRO ESTADUAL DA UNCME SANTA CATARINA

No dia 24/09/2020 aconteceu o XIV ENCONTRO ESTADUAL DA UNCME SANTA CATARINAe teve como tema: “O fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina: desafios e perspectivas”.

O eventoocorreu na modalidade online e contou com a participação deautoridades, conselheiros municipais de Educação, conselheiros de comissões do Fundebe membros de FórunsMunicipais de Educação de vários municípios de Santa Catarina.

O Sr. Claudio Luiz Orço, Coordenador da UNCME/SC abriu o evento ressaltando a importância do fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação e destacando a necessidadede preparo e conhecimento para atuação no monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação e participação ativa nas discussões sobre o novo Fundeb.

Importante registrar a pareceria da Uncme/SC com as seguintes entidades do nosso Estado: SED, TCE, MPE, UNDIME, CEE, FECAM, FEE, que marcaram presença na abertura do nosso evento, juntamente com a Uncme/RS e Uncme/PR.

 

A Conferência de Abertura “Desafios e Perspectivas da Uncme Nacional” foi apresentada pelo Sr. Manoel Humberto Gonzaga Lima, Presidente da UNCME Nacional.A programação contemplou dois temas importantes para a Educação do país e foram abordados por autoridades da área, em duas mesas de debate:

 

1ª mesa: Monitoramento dos Planos de Educação

Palestrantes:

Maria Esther Galvão de Carvalho – Coordenadora do Fórum Nacional de Educação

Darli de Amorim Zunino – Coordenadora do Fórum Estadual de Educação de SC

Sérgio Otávio Bassetti – Membro do Fórum Estadual de Educação de SC

Edna Corrêa Batistotti – Membro do Fórum Estadual de Educação de SC

JucimaraTrentini – Membro do Fórum Municipal de Educação de Joinville/SC

Mediação: Argos Gumbowsky– UNCME/SC

 

2ª mesa: Normatização do Fundeb

Palestrantes:

Senador Flávio José Arns

Deputada Estadual Luciane Carminatti

Professora Fabiane Bitello Pedro – Coordenadora Estadual da UNCME/RS.

Mediadora: Yara de Oliveira Marcomini – UNCME/SC

 

Finalizando o evento a Professora Darli de Amorim Zunino apresentou o Guia Uncme Nacional: Educação em tempos de pandemia, com a madiação da Prof. Rose Maria Makowski.

A Coordenação Estadual da UNCME/SC, agradece as autoridades, palestrantes e participantes do evento que proporcionou momentos de reflexões vinculadas a atuação dos Conselhos Municipais de Educação.