UNCME Santa Catarina

Notícias

3 de março de 2021 - 15:33Notícia

Presidente do Inep é exonerado menos de um ano após assumir o cargo

Exoneração do presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26). Lopes estava no cargo desde maio do ano passado. Esta é quarta mudança no comando do Inep desde o início do governo Jair Bolsonaro

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, foi exonerado do cargo que ocupava desde maio do ano passado. Ele foi o quarto nome a ocupar a presidência do Inep desde o início do governo Jair Bolsonaro.

A demissão de Lopes, assinada pelo ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (26). O substituto ainda não foi nomeado.

O Inep, uma autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – cuja realização foi alvo de uma batalha judicial no ano passado – e provas como o Revalida e Enade, entre outras.

O instituto também desenvolve estatísticas sobre a educação, como as que formam os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fonte: https://www.brasil247.com/brasil/presidente-do-inep-e-exonerado-menos-de-um-ano-apos-assumir-o-cargo