UNCME Santa Catarina

Notícias

31 de agosto de 2020 - 14:23Notícia

PLANO ESTADUAL DE CONTINGÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO É APRESENTADO AO COMITÊ DE RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

O comitê estratégico de retomada das aulas presenciais em Santa Catarina, formado por 15 entidades, voltou a reunir-se nesta sexta-feira, 28, para apresentar o Plano Estadual de Contingência para a Educação. Elaborado com apoio da Defesa Civil, o documento técnico orienta as respostas para os cenários de risco e estabelece procedimentos de como deve ser feita a preparação de um futuro retorno às salas de aulas.

No Plano Estadual de Contingência para a Educação estão incluídas os cinco cadernos de diretrizes apresentados à sociedade em julho: medidas sanitárias, pedagógicas, gestão de pessoas, transporte escolar e alimentação escolar. Foram acrescentados ao documento mais três cadernos, que tratam das diretrizes para comunicação e informação, capacitação e treinamentos e finanças.

“Estamos realizando um serviço de alta utilidade pública. Sabemos que é enorme o desafio de dar conta das atividades não presenciais e que será ainda mais desafiador fazer esse retorno às aulas presenciais, quando houver as devidas condições sanitárias. Por isso, a importância da reforçarmos o aspecto segurança, palavra tão presente no documento e nas ações que estamos desenvolvendo em Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

>>> Conheça os principais pontos incluídos nas diretrizes de retorno das aulas presenciais

Elaboração dos planos de contingência pelos municípios

Também foi apresentado o planejamento de formações, previsto no Plano Estadual de Contingência para a Educação, para colocar em prática as diretrizes de retorno às aulas presenciais. A primeira etapa será a entrega do documento em setembro para prefeitos, secretários de Estado, coordenadores regionais, representantes das associações de municípios, secretários municipais e Ministério Público.

As formações apoiarão os profissionais de educação a criar os Planos de Contingência Municipais, que devem ser desenvolvidos por comitês municipais. A metodologia deve seguir as diretrizes sanitárias estaduais, com os comitês municipais atribuídos de adaptar as medidas para as especificidades daquela comunidade escolar.

Os gestores escolares também participarão das capacitações para criar os protocolos específicos e o plano de ação de cada unidade de ensino. Uma das etapas da formação, por exemplo, será criar simulados nas escolas para verificar a efetividade das ações e garantir a segurança dos alunos antes de retornarem à sala de aula.

“Santa Catarina é uma referência. Acredito que nenhum estado tem um material como o nosso, feito nesse detalhamento e com tantas contribuições, acredito que é algo inédito. Muitos têm protocolo postados, mas um trabalho tão desenvolvido como esse, acredito que é único no país”, ressalta a Gerente Capacitação e Pesquisa na Secretaria de Estado da Defesa Civil, Regina Panceri.

Aulas presenciais seguem suspensas até outubro

A portaria conjunta nº 612/2020 da Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado da Educação suspende até 12 de outubro as aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos e ensino técnico em Santa Catarina.

O secretário Natalino Uggioni reforçou durante a reunião que ainda não há data determinada para o retorno das aulas presenciais. Essa definição será comunicada com a devida antecedência e apenas quando as informações técnicas da Secretaria de Estado da Saúde indicarem condições favoráveis para tal decisão.

 

Fonte: http://sed.sc.gov.br/secretaria/imprensa/noticias/30769-plano-estadual-de-contingencia-para-a-educacao-e-apresentado-ao-comite-de-retomada-das-aulas-presenciais