Na noite de segunda-feira (24), o professor Claudio Luiz Orço, diretor acadêmico da Unoesc Xanxerê, foi agraciado com o prêmio Educador Elpídio Barbosa, na categoria pessoa física, concedido pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.
A 27ª edição do prêmio ocorreu no Teatro Álvaro de Carvalho, localizado em Florianópolis, onde autoridades e representantes da educação catarinense realizaram a entrega dos prêmios e homenagens para 36 professores, abrangendo todas as regionais do Estado, ao professor Claudio Luiz Orço, na categoria pessoa física, além de contemplar o Instituto Guga Kuerten como pessoa jurídica.
Ao pronunciar-se em nome dos demais homenageados, professor Claudio enalteceu o compromisso dos educadores com a educação de qualidade social e equidade, bem como a responsabilidade com o desempenho das atividades junto à educação no estado de Santa Catarina.
“Diante da responsabilidade profissional, estejamos convictos de que todas as experiências podem ser proveitosas para enriquecer o aprendizado. Certamente, tais experiências servem como exemplos de ética, presteza, solicitude, compreensão e competência profissional”, comentou o professor.
Histórico
Doutor em Educação, Mestre em História Regional e em Educação, Especialista em Gestão Universitária, em Gestão Escolar e em Teoria e Pesquisa Histórica no Brasil República, Graduado em Geografia Licenciatura Plena e em História Licenciatura Plena. Atualmente é professor titular de tempo integral na Unoesc e responde pela Diretoria Acadêmica do campus de Xanxerê. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural da Unoesc. Membro do Conselho Universitário da Unoesc e do Conselho Editorial da Editora Unoesc.
Cláudio, foi coeditor da Revista Unoesc & Ciência na área das Ciências Humanas e Sociais. Membro titular do Fórum Municipal de Educação de Xanxerê. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Xanxerê. Membro do Conselho Municipal de Educação de Xaxim e coordenador da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Seccional de Santa Catarina.
Iniciou sua trajetória na Educação em 1986 como professor na Escola Básica Anita Garibaldi, em Xaxim.
Para o professor Claudio, este reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo.
“É o reconhecimento pelo trabalho e pelas atividades realizadas em parceria, pois ninguém se constrói sozinho. Tenho muito apreço e comprometimento com a educação e prezo pela formação continuada. Mas contar com a colaboração de pessoas engajadas no mesmo propósito facilita muito para superar os desafios do dia a dia e alcançar bons resultados naquilo que nos propomos a fazer”, pontuou.
Prêmio
O Prêmio Educador Elpídio Barbosa será concedido pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina (CEE/SC) anualmente, em forma de diploma, aos que prestaram relevantes serviços ou contribuíram para o desenvolvimento da educação catarinense, nas seguintes categorias: pessoa física, pessoa jurídica e professor.
O nome do prêmio é uma homenagem a Elpídio Barbosa, o primeiro reitor da Universidade Estadual de Santa Catarina, secretário de Educação no governo Celso Ramos e deputado estadual, além de ser o primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação.
Fonte: https://www.canalideal.com.br/noticia/diretor-academico-da-unoesc-xanxere-recebe-homenagem-em-florianopolis